A acupuntura auricular é um método terapêutico (físico e psíquico) e de analgesia que consiste no estímulo de pontos localizados no pavilhão auricular.
ACCUS significa agulha e PUNCTURA significa picada.
A acupuntura auricular visa promover a regulação energética nos meridianos principais e a homeostase psicossomática.
O pavilhão auricular é um órgão isolado, que mantém relação com todos os órgãos e regiões do corpo.
Auriculoterapia é o termo (grego) utilizado pela escola francesa e está baseada na obra científica de Paul Nogier, desenvolvida na década de 50 (1951), que se baseia no significado reflexológico e ação neurofisiológica.
AURIS significa orelha, AURÍCULA significa pequena orelha e THERAPIA significa tratamento.
Segundo a escola francesa, a imagem do corpo se projeta sobre o pavilhão auricular semelhante à imagem do feto em posição invertida, onde o lóbulo corresponde à cabeça, o antélice a coluna vertebral, a concha inferior ao sistema cardio-respiratório e o a concha superior ao sistema digestivo e genito-urinário. Devido a essa correspondência com o feto, cada ponto do corpo possui uma correspondência auricular que não pode ser evidenciada em um indivíduo normal, somente quando uma região do corpo perde seu equilíbrio fisiológico é que seu ponto de proteção na orelha torna-se doloroso e pode ser detectado.
É uma técnica de acupuntura que se utiliza do pavilhão auricular para efetuar o tratamento terapêutico, aproveitando o reflexo exercido no sistema nervoso central.
Podemos dizer que a auriculopuntura é o microcosmo (Orelha) que trata o macrocosmo ( corpo todo ).
O tratamento é feito tanto para enfermidades físicas quanto mentais por meio de estímulos em determinados pontos do pavilhão auricular.
A prática da acupuntura auricular é milenar, foi usada em vários povos tanto do oriente como do ocidente.
No Oriente, existe relato de aplicação na China antiga com agulhas de pedra, osso, bambu e cerâmica. Após o século XVII ac, agulha de bronze, depois ouro e prata. Também foi utilizadas no Egito, Índia, etc.
No Ocidente, foi utilizada por Hipócrates na Grécia antiga, existe relato de utilização também em Portugal, França, etc.
No Brasil, os índios implantavam estiletes de madeira no lóbulo auricular dos guerreiros da tribo, que coincidiam com o acuponto da agressividade.
Em 1951 iniciou a fase científica da auriculoterapia, através de Paul Nogier.
Escolas:
– Chinesa
– Francesa ( Paul Nogier )
– Europeus ( Cauterização )
Indicações
Esta técnica é utilizada no tratamento de todas as enfermidades físicas e psíquicas, algias em geral, bem como para potencializar os efeitos de outros tratamentos, principalmente tratamentos pela acupuntura tradicional chinesa. Promove a melhora ou o alívio dos sintomas, podendo levar a cura.
Podemos tratar por meio da orelha quais afecções relacionadas com os Zang Fu ( Órgãos e Vísceras ), sejam elas agudas ou crônicas. Os resultados em tratamentos de processos algicos e emergenciais são de extrema eficiência e eficácia.
Os pontos com alguma alteração ou desequilíbrio energético serão percebidos de duas principais formas:
– Plenitude ( ponto torna-se doloroso )
– Astenia ( ponto de baixa condutibilidade elétrica ) A associação da auriculopuntura com a acupuntura sistêmica vem tanto para potencializar quanto para dinamizar o processo de harmonização e cura. Isto também vale para quais outras técnicas naturais de tratamento não apresentando nenhum efeito colateral, desde que a avaliação esteja correta e os programas de tratamento sejam bem dimensionados.