Dança Cigana Artística

Picture of Adm - Lilica

Adm - Lilica

Dança Cigana – Aprendemos a andar dançando e a falar cantando
Na dança, comungam com a natureza. Ciganos, para facilitar a interação Terra/Céu, dançam descalços. Há uma variedade de danças: do lenço, do punhal, da fogueira etc. O que se pode verificar, porém, é que a cigana, embora tenha movimentos aparentemente sensuais, ela é pudica, e jamais veremos além de seus tornozelos nos seus rodopios e meneios. Para evitar acidentes durante o bailado e coreografias, as ciganas usam sobre-saias até em número de sete.
Daí, ciganas estereotipadas como as das novelas e filmes nada têm a ver com a realidade. Na dança, o cigano procura desenvolver uma relação telúrica, conectar-se com a natureza e deixar fluir para a superfície física do ser, todos os sentimentos mais íntimos. Assim, nota-se perfeitamente o sinal de êxtase de uma cigana ao rodopiar e fazer seus movimentos gentis, ao sacudir seu pandeiro ou ao som do atrito das castanholas. Para o cigano, dançar é celebrar a vida, a existência e se ligar a Deus.
Na Rússia, Hungria e Romênia, a dança consiste em movimentos alternados dos ombros, acompanhados ao movimento das saias/ou lenços, ás vezes estalam os dedos e de acordo com o ritmo da música é utilizado o pandeiro (adornado com fitas coloridas), usam botas devido ao clima local.
Na Espanha, predomina a rumba cigana que são movimentos das mãos com os quadris e os pés, alternados com movimentos fortes das saias, e também é utilizado o lenço, leque e o xale.
Na Itália, é uma mistura de dança típica italiana com um toque cigano, dançam como se estivessem brincando, dançam homens, mulheres, crianças, todos juntos, fazem roda… É a dança cigana que transmite a mais pura alegria.
No Oriente, com o movimento forte dos quadris, relevam toda a sua graça e sensualidade.
No Brasil, com o passar dos séculos (desde 1574), foram perdendo este Dom, sendo muitos então, influenciados pela dança cigana europeia. Então a dança cigana brasileira é uma mistura das danças da Rússia, Hungria, Romênia e Espanha (irá depender do ritmo da música), só que não usam botas, dançam descalço.
Algumas famílias que chegaram aqui passaram para seus filhos que a dança consiste em normas:
A dança traz a energia da alegria, dançam a alegria. Só houve uma época em que a dança e a musica não foram sinônimo de alegria, na segunda guerra mundial, guando os ciganos presos nos campos de concentração nazistas, incitavam os filhos a bater palmas e cantar, antes de morrer.
Toda dança expressa algum tipo de resgate,limpeza ou harmonia, seja dos sentimentos, do ambiente, ou da vida em geral.
Para o cigano dançar significa estar em equilíbrio e harmonia na vida, a expressão de sua energia. Dificilmente, os ciganos fazem coreografias; dançam soltos e livres, colocando em cada movimento suas emoções.
Além do mais, eleva a autoestima da dançarina, a faz redescobrir a sensualidade e o reencontrar o seu lado feminino e masculino.

Instrumentos da Dança.
Dança do leque: dança do elemento ar que representa o amor, a sensualidade e a limpeza.
Dança do xale: representa o mistério e a magia do elemento fogo. Dançar com o xale representa agradecer todas as dádivas ao criador, a sua força, o poder de ser mãe, o poder de seduzir o seu amor e também proteção e família. É usar toda poesia, força e magia.
Dança da rosa: Elemento terra/água. Representa o amor, a beleza, a conquista e a sensualidade.
Dança das fitas coloridas: Elemento água representa as lágrimas de alegria e tristeza derrubadas pelo povo Cigano. Não lamento, mas também a comemoração e festa, antepassados , resgate.
Dança do Lenço: representa o elemento ar e expressa a leveza do corpo e a sensualidade, purificação.
Dança das tochas: Mostra o poder do fogo através das tochas acesas que reverenciam este elemento, coragem, limpeza e ação.
Dança do pandeiro: Dança dos quatro elementos, denota a alegria e sugere uma festa. Serve também para purificar o ambiente, expulsa maus espíritos, trabalha com energia do sol.(as fitas representam um calendário para marcar eventos importantes na vida.)
Dança do punhal (homens): Elementos ar e fogo. Significa lutas, disputas, fúria e pode simbolizar a limpeza do ambiente e do corpo.O corte das energias negativas.
Dança dos quatro elementos: Feita com representações dos quatro elementos como: Vela, incenso, jarro d’água e sal. Significa magia e limpeza do ambiente, equilíbrio.
Dança com castanholas: representa as batidas do coração, harmonização dos sentimentos, e eliminação de sentimentos guardados.
Dança com echarpe: Representa união, casamento e amor.

Movimentos.
Movimentos Circulares Com os Braços: Os movimentos suaves e circulares com os braços fazem nos lembrar das danças das deusas indianas, que com seus gestos ritmados com estes membros, davam a impressão de que tinham vários braços.
Para estes povos os movimentos circulares dos braços significam: a feminilidade; a Busca dos elementais do ar; a força feminina que agradece os benefícios do ar; gratidão pelo oxigênio que respiramos; ritual de purificação de nossa aura e Braços Que Apontam Para o Céu e Para a Terra: Este movimento tem uma razão significativa, quer dizer que: a mesma força que está em cima , também permanece embaixo. É como diz o famoso mago Hermes Trimegisto:  força que move em cima, também move embaixo.
Este gesto da dança afirma que há uma energia superior celestial que comanda tudo que está na parte inferior. É um pedido de oração para as forças superiores.
Mãos Que Se Abrem e Se Fecham: Significam a troca de energia entre o ar e o corpo da mulher. Porque segundo a tradição dos ciganos, a mulher precisa absorver a energia do ar para se inspirar em seus trabalhos manuais.
Bater Palmas: Bater palmas é um ato para saudar as alegrias da vida e chamar os espíritos dos antepassados, sempre com o ritmo da música.

Dança Cigana Masculina.
A Dança Cigana Masculina traz também uma carga de virilidade uma dança livre já que dança cigana tradicional não permite coreografias,existem alguns pontos a serem esclarecidos, algumas pequenas regras a serem seguidas.O homem deve cumprir o papel do protetor da mulher com quem dança, de seu defensor e de seu braço forte. Dança de maneira intensa e viril, reafirmando a sua masculinidade e sua força.Isso, em termos práticos significa que deve representar o elemento de coragem e bravura do homem cigano. Não cabe na Dança Cigana masculina os meneios de cintura ou de quadril, sejam eles quais forem.Ou seja não é permitido ao homem “requebrar” ou “rebolar” já que, na visão dos ciganos, isto comprometeria a sua masculinidade que também não é cabível na cultura dos ciganos. O cigano não impele ninguém a uma visão sensual de si mesmo, já que, a sociedade cigana é bastante conservadora e baseada em valores muitas vezes arcaicos para os dias de hoje. Não deve também tocar à sua parceira de dança ou a si próprio de maneira lasciva. Existem ressalvas em alguns clãs ciganos aonde existem toques sutis e, de certa forma, inocentes entre parceiros de dança. Na maior parte dos grupos e subgrupos ciganos os toques não são permitidos, salvo entre parentes
de primeiro grau (pais e filhos, por exemplo) A Dança cigana favorece aos homens o momento de liberdade na construção de si mesmo. Força, generosidade, cavalheirismo, criatividade e elegância.

Os elementos usados são:
Terra e Fogo, próprio da energia masculina nesta dança.
Castanholas: (força e determinação, simboliza as batidas do coração),
Punhal:(corta energias invasivas, limpa o ambiente, representa a coragem dos ciganos em suas lutas pela vida. Traz a força e a harmonia em seus rituais de purificação),
Rosa: Representa o amor, a beleza, a conquista.
Lenço: conquista da parceira, simboliza uma dança de casamento.
Pequisa de textos :
http://www.guardioesdaluz.com.br/
http://ciafilhosdovento.blogspot.com.br/
http://www.embaixadacigana.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo de volta

Tudo está como você deixou