Esparadrapoterapia

Picture of Adm - Lilica

Adm - Lilica

Em 1980, surgiram as primeiras experiências com o Spiral Taping, esta técnica terapêutica, que utiliza como equipamento fita adesiva específica ou  esparadrapos sem qualquer medicamento, tendo como principal objetivo combater ou diminuir o quadro álgico. Acredita-se que, este recurso, de acordo com a disposição das fitas de esparadrapo e de sua largura, ativa a microcirculação, melhorando assim a irrigação sanguínea no local da aplicação, levando desta forma ao alívio da dor e até mesmo a abolição desta.
Relatos históricos mostram que desde a pré- história o ser humano utiliza as bandagens, cataplasmas, no tratamento de lesões músculo-esqueléticas. A técnica do Esparadrapo terapia foi aprimorada por Nobutaka Tanaka que observou durante suas aplicações de bandagens espirais que, ao modificar o sentido da aplicação espiral da direita para a esquerda e/ou vice e versa, alterava o resultado da recuperação. Sua pesquisa empírica também demonstrou que a largura da faixa influenciava o resultado do tratamento. Os melhores resultados foram obtidos entre 3 a 5 milímetros de largura. Esta técnica é utilizada com bastante sucesso no Japão, e até mesmo no tratamento e prevenção de lesões musculoesqueléticas dos atletas deste local.

O que é a técnica do uso dos esparadrapos?
É uma técnica que consiste na colagem de fitas adesivas sobre a pele, melhorando de forma imediata dores, contraturas, distensões, processos inflamatórios e outros, além de resultar no relaxamento das tensões musculares, diminuir edemas, melhorar a mobilidade e o desempenho nas atividades.

EFEITOS DA TÉCNICA
Antiinflamatório: normalizando a temperatura local.
Analgésico: age ativando a circulação sanguínea e no sistema nervoso autônomo, consequentemente aliviando a dor.
Sinergismo Muscular: regularizar a tônus dos grupos musculares fazendo com que os músculos voltem a trabalhar juntos para conseguir uma ação coordenada das articulações.
Equilíbrio Energético: através da colagem de fitas nos pontos de acupuntura.

QUEM PODE SER TRATADO?
Qualquer pessoa, desde crianças até idosos, exceto bebês, pois sua pele é muito sensível.
Em atletas, o Esparadrapo terapia mostrou-se um excelente método de tratamento, tendo sua eficácia comprovada por
diversos esportistas tratados nas várias academias paulistas como a Cia. Athlética, Runner, Biorritmo e Godoi-Macaco.

O QUE DIFERENCIA A TERAPIA DOS ESPARADRAPOS DOS OUTROS TRATAMENTOS?
• Efeito imediato
• Desaparecimento completo da dor em 80% dos casos
• Possibilidade de harmonia rápida
• Terapia totalmente indolor e sem o uso de medicamentos
• Efeito colateral praticamente nulo
• Tratamento em menor tempo
• Número reduzido de sessões até a recuperação completa
• Método de baixo custo

Indicações
Além de problemas ortopédicos, reumatológicos, lesões esportivas e restabelecimento do sinergismo muscular, o SPIRAL é indicado principalmente em casos de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), que segundo a medicina convencional, não existe um tratamento eficaz para esse mal.
Esporão e gota, Fascite Plantar, entorses de tornozelo, joelho, articulares e musculares, lombar, Joanetes, edema, Bursite, tendinite, colica mentrual, insonia, angustia , câimbra , lobalgia e etc.

Contra Indicação
Pessoas com alergia ao esparadrapo, Peles sensíveis, como as que ficam entre as coxas e a de pessoas idosas, podem ficar machucadas na retirada da fita.
Obs.: nestes casos pode usar esparadrapo antialérgico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo de volta

Tudo está como você deixou