Geoterapia

Picture of Adm - Lilica

Adm - Lilica

Geoterapia ou Argiloterapia
Todo o conhecimento sobre o uso terapêutico da argila nos foi legado pelos primeiros povos da nossa era. Os egípcios, por exemplo, utilizaram as lamas do rio Nilo em vários setores do cotidiano como na conservação dos manuscritos, na estética, na mumificação e, sobretudo no equilibrio. O romano Plínio citou a argila no seu livro História Natural e Aristóteles a exaltou tanto para conservar a saúde como para trata-la.
Jesus a utilizou durante sua peregrinação e seu discípulo João mencionou várias vezes a argila como o Anjo da Terra.
Graças a Gandhi e alguns naturopatas do início do século XX como Strumpt, Luis Kuhne, Adolf Just e Kneipp, importantes registros foram deixados sobre tratamentos com argila; este impulso foi fundamental para que países da Europa a adotassem na Medicina oficial para o equilibrio de desarmonias, em especial a da tuberculose. Seguindo esta orientação, algumas casas de Saúde e centros de tratamento especializados desenvolvem terapias com metodologia naturista.

As Propriedades Equilibradoras
A argila é dotada de uma força extraordinária que contribui para um processo de transformação positiva do organismo.
Porém, o resultado do seu uso depende de vários fatores como a atitude evolutiva do indivíduo em relação à própria vida e com aceitação do elemento terra em contato direto com o corpo.
Por pertencer ao reino mineral, a argila é um elemento que tem grande capacidade para absorver energias negativas o que torna um importante instrumento de harmonização e equilibrio quando em contato com o organismo. Essa propriedade requer de quem manipula um grau de pureza magnética. Tal pureza também é requerida no ambiente onde ela é processada, pois, caso contrário, ela pode ser contaminada, o que limitaria seu potencial.
Para que se entenda melhor o poder equilibrador da argila é preciso conhecer suas propriedades. Independentemente da cor e do local onde é encontrada, a argila possui propriedades que variam em intensidade e capacidade de absorção conforme sua granulometria.
O estudo das propriedades deu lugar a múltiplos trabalhos científicos que permitem explicar a ação das rochas argilosas.

São elas:
Absorventes: – Absorve toda espécie de veneno, pus, tumores, mau cheiro, gases, fluidos, toxinas, secreções digestivas, ácidos biliares conjugados etc. Elimina do organismo os micróbios patogênicos e tudo o que está putrefeito ou em  decomposição.
Adsorventes: – É uma forma de absorção que se dá na superfície de um corpo sólido (usada como mascáras).
Bactericida: – Exerce rapidamente ação antibacteriana nas feridas e no aparelho digestivo. Protege a revitaliza áreas fragilizadas do organismo.
Anti-séptica – A argila não agride os tecidos nos quais age, o que lhe confere vantagem sobre o anti-sépticos químicos
correntemente usados. Promove limpeza das feridas e drena as secreções em feridas de todos os tipos.
 Radioativa: – A radioatividade é a propriedade que certos metais possuem de irradiar energia de forma contínua. Ao mesmo tempo em que a argila absorve os corpos prejudiciais ao organismo, ela irradia e revitaliza a parte doente com energia benéfica.
 Analgésica: Possui ação sedativa, relaxa e acalma as áreas traumatizadas de forma rápida. Alivia dores nas contusões, queimaduras, picadas, etc..
Cicatrizante:   O silicato de alumínio, um dos componentes da argila, é um eficaz cicatrizante que atua por meio da
estimulação e regeneração dos tecidos, o que evita marcas e cicatrizes. O silício é o cimento da Natureza.
Desodorizante: – Reduz odores desagradáveis do hálito, do suor, das axilas e pés, das genitais e das fezes.
Catalisador: Estimula o metabolismo em geral e funciona como elemento catalisador.

A argila também:
. Potencializa o sistema imunológico.
. Não possui toxidade.
. Dá força e vitalidade no trajeto da boca ao estômago.
. Contribui para a digestão e a assimilação dos nutrientes.
. Estimula os movimentos intestinais e aumenta o volume das fezes.
. Ajuda na eliminação de alguns vermes.
. Promove efeitos tipo tanino nos tratamentos contra diarréias (precipita a proteína da mucosa intestinal).
. Equilibra a atividade hormonal tanto na hiperestimulação quanto na inibição de glândulas.
. Age sobre a coagulação sangüínea.
. Purifica e enriquece o sangue graças a grande quantidade de enzima (diastases têm a capacidade de fixar o oxigênio livre no sangue.
. Protege a mucosa gastrintestinal, ao absorver o excedente de substâncias ácidas e alcalinas. Regulariza o PH sangüíneo e o mantém estável para o equilíbrio da flora intestinal.
. Combate a anemia, pois após 21 dias de uso interno, verifica-se o aumento de glóbulos vermelhos no sangue.
. Possui pureza magnética. Embora não seja uma propriedade aceita por todos os cientistas, sabemos que a argila tem capacidade de absorver energias estranhas ao organismo, como é o caso da radiação proveniente das explosões nucleares que se precipita da atmosfera sobre o planeta.
A argila possui outras propriedades que podem ser destacadas:
. No uso doméstico, a argila pode funcionar como um excelente absorvente de odores desagradáveis. Dentro da geladeira, coloca-se um pires com um pouco de lama. Nos quartos dos doentes, mantém-se uma tigela com lama embaixo da cama ou num dos cantos do aposento.
. Para uso veterinário, as aplicações de argila devem ser administradas da mesma forma que nos seres humanos tanto no uso interno quanto no externo.
. Na agricultura, enriquece os solos, mantém a taxa de umidade e melhora a terra ácida. Limpa e fecha ferida das árvores e é cicatrizante na ocasião das podas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo de volta

Tudo está como você deixou