Moxa, Ventosa e Sangria

Picture of Adm - Lilica

Adm - Lilica

Moxabustão
O termo moxa, segundo os autores tem origem tanto no português (mechia, mecha) quanto no japonês (mogusa, variedade de Artemísia), sua primeira aparição no ocidente foi em 1677.
A Artemísia é uma planta que se alastra e domina a área onde nenhuma outra planta consegue competir. Por isso considerada uma planta poderosa usada como fortificante.
Na China, as folhas são penduradas nas casas no primeiro dia do ano para espantar males.
No Japão as folhas são fervidas e maceradas e colocadas no arroz no ritual do ano novo a fim de aumentar a saúde e a prosperidade.
O chá funciona como diurético, ajuda a eliminar toxina do organismo e também é útil no tratamento contra diabetes.

Uso Interno
Sabor Picante, Natureza Quente, Penetra nos pulmões, Fígado, Baço e Rins,
Aquece os Meridianos; cessa os derramamentos de Sangue das funções vitais; dispersa o frio e elimina as dores; cessa a tosse acalma a asma e torna fluidas as mucosidades.
Útero Vazio e Frio; Esterilidade; Dores Abdominais; Leucorréias; Lombalgias; Opressão torácica abdominal; tosse e asma.

Uso Externo
Aquece e circula o Qi e o Sangue, Fortalece o Yang dos Rins, Elimina Vento e dispersa o Frio, Refresca o Calor e dissipa o Veneno.
Vivifica o Sangue.

Indicações
• Enfermidades crônicas
• Desequilíbrios de Frio umidade
• Prevenção de desarmonias no organismo
• Tratamento de má posição fetal
• Desarmonias do sistema respiratório
• Paralisia facial
• Lombalgias.
• Tratamento de cansaço físico
• Tratamento de casos crônicos.
• Impotência, Frigidez
• Cólicas e distúrbios da menstruação
• Relaxamento muscular em processos inflamatórios
• Tonificação geral (ponto, corpo, meridiano)

Contra Indicações
• Nas mudanças de Estações
• Febre em casos de excesso
• No rosto, sobre as mamas, (neste caso tomar muito cuidado para não causar queimaduras)
• Na região da cabeça em crianças
• Diabéticos co m pele sensível (moxa direta)
• Gravidez
• Intoxicados e embriagados

Ventosas
A ventosa é um método terapêutico que utiliza pequenos frascos com abertura redonda e lisa, utilizados para criar, na pele, uma depressão por meio de pressão negativa, eliminando as toxinas ou estimulando pontos e até mesmo puxar o sangue para o exterior do corpo e faze-lo circular.
As principais técnicas utilizadas na ventosaterapia nos dias de hoje são:
Utiliza-se um aparelho que retira o ar de dentro da ventosa criando a pressão negativa.

Tratamento
A duração da aplicação das ventosas varia conforme a sensibilidade do local, força de sucção, espessura do músculo, gravidade da desarmonia, com tempo entre 01 e 15 minutos.

Ação
A Ventosaterapia age de diversas formas no organismo, seja física ou energeticamente. Assim podemos observar nos tratamentos efeitos surpreendentes para um grande um número de desarmonias.
A ventosa segundo a MTC tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue estagnado, escuro e sujo, nos músculos das costas ou das articulações é considerado pelas Medicinas Orientais como um dos elementos causadores de desarmonias. A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada, lombalgias, dor abdominal, hipertensão arterial e muitas outras patologias.
A aplicação das ventosas deixa frequentemente uma marca púrpura na pele aonde esta foi tratada, isto é normal e vai desaparecer sem tratamento especial. Se a marca for muito profunda, as ventosas não devem ser colocadas de novo nesse local enquanto subsistir a marca.

Contra Indicações
Hipertermias, espasmos, convulsões, ulcerações cutâneas, alergias cutâneas, insuficiência cardíaca, tumores malignos, tuberculose pulmonar evolutiva, desarmonias mentais, menstruações, desarmonias hemorrágicas, desarmonias infecciosas agudas, nos idosos debilitados e sobre as regiões abdominal e lombar das gestantes.

Sangria
Método para tratar desarmonias através da punção de capilares ou pequenos vasos sanguíneos do corpo, retirando algumas gotas de sangue.
A prática clínica confirma que esta técnica obtém excelentes resultados, pois retira o calor, ativa a circulação, reduz edema, descongestiona o local, etc…
É indicado para casos de insolação, cefaleia, rinite aguda, hipoestesia dos dedos, hemorroidas, desmaio com hipertensão, contusão, desarmonias linfática, neurodermites, alergias, eczema, inflamação aguda, furúnculo, erisipela, flebite e lombalgia.
Contra indicados para pessoas com característica fraca, anêmicos, hipotensos, gestantes, desarmoniass hemotológicas e hemangiomas.

Contra-indicações
Não é permitido sangrar pacientes com deficiência, com fome, sede, alcoólatras, pacientes suscetíveis a hemorragias, anêmicos e pacientes com dificuldades de coagulação.
Conforme o Ling Shu (Cap.4) : em caso de sudorese excessiva (perda de humores), é proibida a sangria, sendo o sangue que rege o Ying Qi (energia nutritiva) e o suor controla o Wei Qi (energia de defesa). O esgotamento de sangue e do suor significam morte.
Alem de existirem, segundo a literatura clássica, por volta de 20 pontos que não devem ser sangrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo de volta

Tudo está como você deixou